23 outubro 2006

O Programa do PSDB


Nem todo mundo tem paciência ou tempo para este tipo de leitura.

Eu tive e fiz algumas considerações e constatei que realmente o Alckmim também ou não leu o seu programa de governo ou mente deslavadamente.

O programa é propositadamente de teor dúbio, o que dá margem a várias interpretações o que já está sendo explorado pelo candidato nos debates, comícios e entrevistas.

Um dos principais tópicos e a negação de privatizações, mas o seu programa já diz como se fará as privatizações e as reduções no serviço público.

Trata-se de um programa totalmente eleitoreiro cuja preocupação foi atingir pontos onde ele acha que Lula falhou e se propõe a superar onde Lula acertou como nos programas sociais e investimentos em infra-estrutura, o que ele não explica é de onde virão os recursos para tal, deixando no ar essa interrogação.

Após a leitura fiz algumas considerações, pinçando trechos do programa para mais fácil leitura. As considerações são em vermelho e itálico.

Fica a cargo dos que lerem as interpretações.

Devido ao tamanho do programa, repassarei em partes para que não se torne cansativo.

Como sempre, gosto de deixar claro que se trata da análise de um eleitor, leigo no assunto, mas cidadão com direito a questionamentos e a chance de abertura de discussão sobre este programa.



Paulo Nolasco de Andrade.



Programa do PSDB



Parte I



I. ESTRATÉGICA DO DESENVOLVIMENTO

CAMINHOS PARA CRESCER

O Brasil no contexto mundial

O Brasil venceu duas batalhas decisivas na década passada – a da consolidação da democracia e a da estabilidade econômica.

Mentira, a estabilidade econômica foi conseguida com o governo Lula. Depois de oito anos do desastre FHC/PSD/PFL.

Ser vitorioso, neste caso, significa nos incorporarmos ao grupo das nações que têm um projeto claro de futuro e avançam decididamente em sua direção. Acima de tudo, significa cada brasileira e cada brasileiro poder sentir na sua vida, na da sua família e na da sua comunidade que está progredindo junto com o País.

Isto significa mos incorporarmos à ALCA, que para ele têm um projeto claro e de futuro em detrimento do MERCOSUL, pobres e sem futuro claro.

Unir o Brasil em torno de um projeto nacional de desenvolvimento que conjugue de uma vez por todas democracia com ética, estabilidade com crescimento, justiça social com boa gestão, esperança com mudança, é o sonho que inspirou minha geração. É ele que me motiva a concorrer à Presidência.

A Geração a que ele se refere congrega FHC, Bornhausen, Álvaro Dias, Fortes, Virgílio, Zulaiê, Serra, ACM, Roberto Freire,
A justiça social que ele prega é a da bota e do tacão que tão bem assimilou da ditadura com sua geração, o sonho é de manterem-se no poder.

Reforma política e garantia das instituições democráticas

Neste tópico segundo seu programa, o PT é culpado por todas as corrupções desde o descobrimento do Brasil, mente deslavadamente e não se lembra dos oito anos de FHC/PSDB/PFL.

Um novo modelo de desenvolvimento

A batalha do desenvolvimento se trava em várias frentes. Para vencê-la, o Brasil precisa crescer mais e de maneira mais equilibrada, incluindo os mais pobres e diminuindo as desigualdades regionais.

Se ele implementar o mesmo tipo de gestão que implantou no governo paulista estaremos..., onde deixou um rombo de 1,2 bi. Para exemplo, em jan/1995 a dívida pública de SP era de 34 bilhões, no início de 2006 estava em 123 bilhões. Se eles conseguiram reduzir a participação de SP no PIB nacional, o que farão com o PIB nacional?
Resumindo, ele participou da redução do PIB de SP, e ainda deixou um rombo de 1,2 Bi.

Nenhum comentário: