20 outubro 2006

Lições de um "analfabeto"



Blanchard Girão – jornalista.



Nordestino, pau-de-arara, operário analfabeto - são alguns dos apodos afrontosamente assacados pela elite preconceituosa brasileira contra o atual Presidente da República, Lula da Silva, favorito à reeleição.

O fato de não possuir diploma de nível superior coloca Lula no índex de uma sociedade que ainda vive sob o falso brilho do bacharelismo, sem se aperceber de que saem das faculdades montões de "doutores" que agridem a cada passo a língua pátria.

Lula, porém, há positivado um elevado nível intelectual, de tirocínio e de experiência, amparado no qual logrou realizar, em menos de quatro anos, um governo que colocou o País numa situação de ordem, tranqüilidade e estabilidade econômico-financeira, vencendo o caos que herdou do sociólogo e poliglota que o antecedeu.

Não por acaso, Lula é hoje uma das mais representativas lideranças dos países emergentes, como a ONU recentemente reconheceu e o homenageou.

Uma pequena mostra do valor deste nordestino invulgar colhemos, há pouco, na Internet, onde foi publicado um discurso, pronunciado por ele, de improviso, em Belo Horizonte, no dia 26 de setembro passado.

Eis o que falou o "analfabeto", uma autêntica aula de civismo de amor ao Brasil e de identificação com o seu povo. São de Lula estas palavras realmente emocionantes: "Lula não é Lula; é uma parte do povo deste País, que adquiriu consciência política. É por isso que eu não caio. Porque eu não sou sozinho. Na hora em que tirarem as minhas pernas, eu vou andar pelas pernas de vocês; na hora em que tirarem os meus braços, eu vou gesticular pelos braços de vocês; na hora em que tirarem meu coração, eu vou amar pelo coração de vocês. E na hora em que tirarem a minha cabeça, eu vou pensar pela cabeça de vocês. Eles deveriam ter aprendido com Tiradentes. Não basta matar; não basta esquartejar, não basta salgar a carne e pendurar no poste. Porque a carne você mata e ela apodrece, mas as idéias estão perambulando pelas brisas deste País, querendo liberdade, querendo direito, e isso nós temos de sobra para dar".

São desabafos como este que fazem de Lula o grande líder do povo brasileiro, que o consagrará para mais quatro anos de mandato.

Fonte: Jornal o Povo

Nenhum comentário: