A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA
EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA
Neste momento político decisivo em que o Brasil se prepara para o 2º turno de mais uma eleição presidencial, nós Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que congrega, os CEFET (Centros Federais de Educação Tecnológica), as EAFs (Escolas Agrotécnicas Federais), as Escolas Técnicas Vinculados às Universidades Federais, a Escola Técnica Federal de Palmas, e o Colégio Pedro II, ressaltamos a necessidade de se eleger um governo que seja sensível à importância da educação tecnológica pública para a sociedade brasileira.
E ao darmos destaque à sua valorização, o fazemos com a experiência de quem pôde vivenciar na prática os efeitos predatórios da política privatizante e de redução do estado empreendido pelo governo anterior, marcada pela falta de diálogo na imposição de um novo modelo educacional e também pela falta de investimentos para a educação tecnológica pública.
Por outro lado, é notório o movimento e o esforço empreendidos pelo atual governo, com o objetivo de recuperar ações extremamente vitais ao crescimento e à manutenção desta Rede de Instituições que, com suas unidades localizadas em praticamente todos os estados brasileiros, tem contribuído historicamente para a formação de jovens e adultos trabalhadores, não só para o trabalho, mas e, sobretudo para a cidadania, além de serem co-partícipes do desenvolvimento social e regional.
Entre as principais ações empreendidas nestes quatro anos do atual governo em prol da educação tecnológica podemos citar: a retomada da expansão do sistema federal de educação tecnológica, com a criação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná e de mais 44 unidades, superando a lei 9.649/98 do governo anterior, que proibia a sua expansão; o aumento efetivo do orçamento que cresceu cerca de 50% de 1998 a 2005; a ampliação da oferta de vagas, através da autorização de concursos públicos, em que foram contratados mais de 3.433 servidores, entre professores, especialistas e servidores de apoio, contrapondo-se ao governo anterior que no período entre 1995 e 1998 não contratou um único servidor, apesar do intenso processo de aposentadorias; o incentivo à qualificação, com a concessão de bolsas para a formação de Mestres e Doutores através da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); a recuperação da formação para o trabalho em caráter integral, com a revogação do Decreto 2.208 (que além de apresentar uma concepção reducionista dos CEFET ainda pregava uma formação profissional utilitarista e voltada exclusivamente para o mercado de trabalho), e a sua substituição através do Decreto 5.154/04, que também possibilitou a inserção de Programas dirigidos à juventude, como o ESCOLA DE FÁBRICA e o PRÓ-JOVEM, voltados para as camadas de menor renda e o PROEJA, programa de formação que dá oportunidade aos jovens de 17 anos ou mais de completarem sua escolaridade básica no Ensino Médio e de ao mesmo tempo cursarem o Ensino Técnico; o fortalecimento da “Educação para todos”, através de programas inclusivos como o TECNEP (para portadores de necessidades especiais), Mulheres Mil, Brasil sem homofonia, em que todos os brasileiros, independente de gênero podem ter acesso à formação profissional.
Além destas linhas de ação o atual governo tem em muito fortalecido às práticas democráticas, priorizando o debate sobre a Educação Tecnológica com a sociedade, e, como ato concreto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica vai realizar em novembro a I Conferência Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que refletirá o debate já realizado nas Conferências Estaduais, em torno das grandes questões ligadas à educação tecnológica.
Por todas as razões acima expostas, nós trabalhadores da Rede Federal de Educação Tecnológica desejamos expressar o nosso voto por uma educação tecnológica pública e de qualidade, comprometida com a articulação entre ciência e tecnologia e que priorize a formação integral do homem.
Por isso tomamos a iniciativa de apresentar o nosso testemunho aos avanços promovidos nos últimos quatro anos e que têm não só ressignificado a educação tecnológica no Brasil em seu sentido mais específico, mas, sobretudo, tem se tornado um espaço estratégico de construção de uma sociedade mais justa e humana.
Assinam este documento:
Adail Pereira Carvalho - Escola Técnica Federal de Palmas
Ademir José Conte - Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá
Antônio Carlos Barum Brod - Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas
Aurina Oliveira Santana – Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia
Carlos Alberto da Rosa - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul
Cláudio Ricardo Gomes de Lima - Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará
Consuelo Aparecida Sielki Santos - Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
Edson Ary de Oliveira Fontes - Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Edvaldo Pereira da Silva - Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima
Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreir - Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba
Faustino Facchin - Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves
Flávio Antônio dos Santos - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Francisco das Chagas de Mariz Fernandes - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
Francisco das Chagas Santana - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí
Garabed Kenchian - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo
Ivan Chaves de Magalhães - Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí
Jadir José Pella - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
João Batista de Oliveira - Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba
Joarez Vrubel - Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe
José Donizete Borges - Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí
José Ferreira Costa - Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
Luiz Augusto Caldas Pereira -Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos
Luiz Edmundo Vargas de Aguiar - Centro Federal de Educação Tecnológica de Nilópolis
Maria da Glória Santos Laia - Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto
Mário Sérgio Costa Vieira - Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba
Miguel Badenes Prades Filho - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Paulo César Pereira - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás
Paulo Cezar Pinheiro de Azevedo - Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária
Raimundo Vicente Jimenez – Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas
Roland dos Santos Gonçalves - Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas
Sebastião Rildo Fernandes Diniz --Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina
Sérgio França – RedeNet
Sérgio Galdêncio Portela de Melo - Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco
Vicente Pereira de Almeida - Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde
Wilson Choeri - Colégio Pedro II
Ariomar Rodrigues dos Santos - Escola Agrotécnica Federal de Antônio José Teixeira
Carla Comerlato Jardim - Escola Agrotécnica Federal de Alegrete
Carlos Humberto Sanson Moulin - Escola Agrotécnica Federal de Alegre
Cláudio Adalberto Koller - Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul
Elcio Antonio Paim - Escola Agrotécnica Federal de Sertão
Emílio Moacir do Amaral Gonçalves - Escola Agrotécnica Federal de Barreiros
Fábio Lustosa Souza - Escola Agrotécnica Federal de Codó
Fernando Dilmar Bitencourt - Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
Francisco Cicupira de Andrade Filho - Escola Agrotécnica Federal de Sousa
Francisco Edinaldo Feitosa Araújo - Escola Agrotécnica Federal de Castanhal
Francisco Henrique Duarte Filho -*Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim
Francisco Nairton do Nascimento - Escola Agrotécnica Federal de Araguatins
Ivam Holanda de Souza - Escola Agrotécnica Federal de Iguatú
João Luís Almeida Feitosa - Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim
Joaquim Rufino Neto - Escola Agrotécnica Federal de Crato
Jorge Nunes Pereira - Escola Agrotécnica Federal de Manaus
José Aelmo Gomes dos Santos - Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão
José Jonas de Melo Alves - Escola Agrotécnica Federal de Satuba
José Ribamar de Oliveira - Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste
José Roberto Ribeiro Lima - Escola Agrotécnica Federal de Barbacena
Kléber Gonçalves Glória - Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista
Luiz Marcari Júnior - Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa
Nilton de Santana dos Santos - Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês
Rinaldo Sena Fernandes - Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira
Rômulo Eduardo Bernardes da Silva - Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho
Ruben Carlos Benvegnú Minussi - Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia
Sebastião Edson Moura - Escola Agrotécnica Federal de Catu
Velda Maria Amilton Martins - Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão
Vespasiano de Abreu da Hora - Escola Agrotécnica Federal de São Luís
Walner José Mendes - Escola Agrotécnica Federal de Machado
Wellington de Arruda Passarinho - Escola Agrotécnica Federal de Ceres
Das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades
Adilson Assis Moreira – Colégio Técnico - COLTEC da UFMG
Airton Fernandes G. Filho – Escola Técnica de Música da UFRN
Alípio Santos Leal Neto – Escola Técnica da UFPR
Ana Maria Souza dos Santos – Escola Técnica de Música da UFPA
Antônio Alir Dias Raitani Júnior – Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira” da UFSC
Antônio Cézar Pereira Calil – Central de Ensino e Des. Agrário de Florestal - CEDAF da UFV
Augusto Vitório Servelin – Colégio Agrícola de Camboriú da UFSC
Canrobert Kumpfer Werlang – Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria –UFSM
Cláudio R. do Nascimento – Colégio Técnico Industrial da UFSM
Délcio de Castro – Colégio Técnico da UFRRJ
Edilene Rodrigues da Silva – Escola de Enfermagem de Natal da UFRN
Fernando Antônio A. Ferrara – Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges da UFF
Fernando Antônio Santos Garcia – Colégio Universitário da UFMA
Fernando Gonçalves da Cruz Jr. – UFF
Francisco de Assis Sinimbú Neto – Colégio Agrícola de Teresina da UFPI
Genival Alves de Azeredo – Colégio Agrícola ‘Vidal de Negreiros” da UFPB
Gilmar Pereira Duarte – Campus Amílcar Ferreira Sobral da UFPI
Hugo Roberto Kaastrup Stephan – Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça”- CAVG da UFPel
Icléia Honorato Silva Carvalho – Escola Técnica de Saúde da UFPB
José Arimathéa Oliveira - Colégio Agrícola Nilo Peçanha da UFF
José Henrique Nunes – Centro de Formação Especial em Saúde - CEFORES da FMTM
Júlio César de Andrade Neto – Colégio Agrícola de Jundiaí da UFRN
Luciano de Carvalho –Colégio Técnico Universitário - CTU da UFJF
Luis Alberto Cadoná - Colégio Agrícola de Frederico Westphalen da UFSM
Maria Betânea dos S. Souza – UFPB
Marilena Maria de Souza – Escola Técnica de Saúde da UFCG
Nara Salles – Escola de Formação de Ator/Atriz da UFAL
Osvaldo Casares Pinto – Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati - CTI da FURG
Paulo Ricardo Santos Dutra – Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI da UFRPE
Raimundo Falcão Neto – Colégio Agrícola de Bom Jesus da UFPI
Rogério Marcos de Souza – Col. Agrí. Atônio V. Athayde da UFMG
Ronaldo Ferreira de Lima – UFRN
E ao darmos destaque à sua valorização, o fazemos com a experiência de quem pôde vivenciar na prática os efeitos predatórios da política privatizante e de redução do estado empreendido pelo governo anterior, marcada pela falta de diálogo na imposição de um novo modelo educacional e também pela falta de investimentos para a educação tecnológica pública.
Por outro lado, é notório o movimento e o esforço empreendidos pelo atual governo, com o objetivo de recuperar ações extremamente vitais ao crescimento e à manutenção desta Rede de Instituições que, com suas unidades localizadas em praticamente todos os estados brasileiros, tem contribuído historicamente para a formação de jovens e adultos trabalhadores, não só para o trabalho, mas e, sobretudo para a cidadania, além de serem co-partícipes do desenvolvimento social e regional.
Entre as principais ações empreendidas nestes quatro anos do atual governo em prol da educação tecnológica podemos citar: a retomada da expansão do sistema federal de educação tecnológica, com a criação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná e de mais 44 unidades, superando a lei 9.649/98 do governo anterior, que proibia a sua expansão; o aumento efetivo do orçamento que cresceu cerca de 50% de 1998 a 2005; a ampliação da oferta de vagas, através da autorização de concursos públicos, em que foram contratados mais de 3.433 servidores, entre professores, especialistas e servidores de apoio, contrapondo-se ao governo anterior que no período entre 1995 e 1998 não contratou um único servidor, apesar do intenso processo de aposentadorias; o incentivo à qualificação, com a concessão de bolsas para a formação de Mestres e Doutores através da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); a recuperação da formação para o trabalho em caráter integral, com a revogação do Decreto 2.208 (que além de apresentar uma concepção reducionista dos CEFET ainda pregava uma formação profissional utilitarista e voltada exclusivamente para o mercado de trabalho), e a sua substituição através do Decreto 5.154/04, que também possibilitou a inserção de Programas dirigidos à juventude, como o ESCOLA DE FÁBRICA e o PRÓ-JOVEM, voltados para as camadas de menor renda e o PROEJA, programa de formação que dá oportunidade aos jovens de 17 anos ou mais de completarem sua escolaridade básica no Ensino Médio e de ao mesmo tempo cursarem o Ensino Técnico; o fortalecimento da “Educação para todos”, através de programas inclusivos como o TECNEP (para portadores de necessidades especiais), Mulheres Mil, Brasil sem homofonia, em que todos os brasileiros, independente de gênero podem ter acesso à formação profissional.
Além destas linhas de ação o atual governo tem em muito fortalecido às práticas democráticas, priorizando o debate sobre a Educação Tecnológica com a sociedade, e, como ato concreto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica vai realizar em novembro a I Conferência Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que refletirá o debate já realizado nas Conferências Estaduais, em torno das grandes questões ligadas à educação tecnológica.
Por todas as razões acima expostas, nós trabalhadores da Rede Federal de Educação Tecnológica desejamos expressar o nosso voto por uma educação tecnológica pública e de qualidade, comprometida com a articulação entre ciência e tecnologia e que priorize a formação integral do homem.
Por isso tomamos a iniciativa de apresentar o nosso testemunho aos avanços promovidos nos últimos quatro anos e que têm não só ressignificado a educação tecnológica no Brasil em seu sentido mais específico, mas, sobretudo, tem se tornado um espaço estratégico de construção de uma sociedade mais justa e humana.
Assinam este documento:
Dos Centros Federais de Educação
Profissional e Tecnológica
Profissional e Tecnológica
Adail Pereira Carvalho - Escola Técnica Federal de Palmas
Ademir José Conte - Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá
Antônio Carlos Barum Brod - Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas
Aurina Oliveira Santana – Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia
Carlos Alberto da Rosa - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul
Cláudio Ricardo Gomes de Lima - Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará
Consuelo Aparecida Sielki Santos - Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
Edson Ary de Oliveira Fontes - Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Edvaldo Pereira da Silva - Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima
Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreir - Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba
Faustino Facchin - Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves
Flávio Antônio dos Santos - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Francisco das Chagas de Mariz Fernandes - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
Francisco das Chagas Santana - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí
Garabed Kenchian - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo
Ivan Chaves de Magalhães - Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí
Jadir José Pella - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
João Batista de Oliveira - Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba
Joarez Vrubel - Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe
José Donizete Borges - Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí
José Ferreira Costa - Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
Luiz Augusto Caldas Pereira -Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos
Luiz Edmundo Vargas de Aguiar - Centro Federal de Educação Tecnológica de Nilópolis
Maria da Glória Santos Laia - Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto
Mário Sérgio Costa Vieira - Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba
Miguel Badenes Prades Filho - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Paulo César Pereira - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás
Paulo Cezar Pinheiro de Azevedo - Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária
Raimundo Vicente Jimenez – Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas
Roland dos Santos Gonçalves - Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas
Sebastião Rildo Fernandes Diniz --Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina
Sérgio França – RedeNet
Sérgio Galdêncio Portela de Melo - Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco
Vicente Pereira de Almeida - Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde
Wilson Choeri - Colégio Pedro II
Das Escolas Agrotécnicas Federais
Ariomar Rodrigues dos Santos - Escola Agrotécnica Federal de Antônio José Teixeira
Carla Comerlato Jardim - Escola Agrotécnica Federal de Alegrete
Carlos Humberto Sanson Moulin - Escola Agrotécnica Federal de Alegre
Cláudio Adalberto Koller - Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul
Elcio Antonio Paim - Escola Agrotécnica Federal de Sertão
Emílio Moacir do Amaral Gonçalves - Escola Agrotécnica Federal de Barreiros
Fábio Lustosa Souza - Escola Agrotécnica Federal de Codó
Fernando Dilmar Bitencourt - Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
Francisco Cicupira de Andrade Filho - Escola Agrotécnica Federal de Sousa
Francisco Edinaldo Feitosa Araújo - Escola Agrotécnica Federal de Castanhal
Francisco Henrique Duarte Filho -*Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim
Francisco Nairton do Nascimento - Escola Agrotécnica Federal de Araguatins
Ivam Holanda de Souza - Escola Agrotécnica Federal de Iguatú
João Luís Almeida Feitosa - Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim
Joaquim Rufino Neto - Escola Agrotécnica Federal de Crato
Jorge Nunes Pereira - Escola Agrotécnica Federal de Manaus
José Aelmo Gomes dos Santos - Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão
José Jonas de Melo Alves - Escola Agrotécnica Federal de Satuba
José Ribamar de Oliveira - Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste
José Roberto Ribeiro Lima - Escola Agrotécnica Federal de Barbacena
Kléber Gonçalves Glória - Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista
Luiz Marcari Júnior - Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa
Nilton de Santana dos Santos - Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês
Rinaldo Sena Fernandes - Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira
Rômulo Eduardo Bernardes da Silva - Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho
Ruben Carlos Benvegnú Minussi - Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia
Sebastião Edson Moura - Escola Agrotécnica Federal de Catu
Velda Maria Amilton Martins - Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão
Vespasiano de Abreu da Hora - Escola Agrotécnica Federal de São Luís
Walner José Mendes - Escola Agrotécnica Federal de Machado
Wellington de Arruda Passarinho - Escola Agrotécnica Federal de Ceres
Das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades
Adilson Assis Moreira – Colégio Técnico - COLTEC da UFMG
Airton Fernandes G. Filho – Escola Técnica de Música da UFRN
Alípio Santos Leal Neto – Escola Técnica da UFPR
Ana Maria Souza dos Santos – Escola Técnica de Música da UFPA
Antônio Alir Dias Raitani Júnior – Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira” da UFSC
Antônio Cézar Pereira Calil – Central de Ensino e Des. Agrário de Florestal - CEDAF da UFV
Augusto Vitório Servelin – Colégio Agrícola de Camboriú da UFSC
Canrobert Kumpfer Werlang – Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria –UFSM
Cláudio R. do Nascimento – Colégio Técnico Industrial da UFSM
Délcio de Castro – Colégio Técnico da UFRRJ
Edilene Rodrigues da Silva – Escola de Enfermagem de Natal da UFRN
Fernando Antônio A. Ferrara – Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges da UFF
Fernando Antônio Santos Garcia – Colégio Universitário da UFMA
Fernando Gonçalves da Cruz Jr. – UFF
Francisco de Assis Sinimbú Neto – Colégio Agrícola de Teresina da UFPI
Genival Alves de Azeredo – Colégio Agrícola ‘Vidal de Negreiros” da UFPB
Gilmar Pereira Duarte – Campus Amílcar Ferreira Sobral da UFPI
Hugo Roberto Kaastrup Stephan – Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça”- CAVG da UFPel
Icléia Honorato Silva Carvalho – Escola Técnica de Saúde da UFPB
José Arimathéa Oliveira - Colégio Agrícola Nilo Peçanha da UFF
José Henrique Nunes – Centro de Formação Especial em Saúde - CEFORES da FMTM
Júlio César de Andrade Neto – Colégio Agrícola de Jundiaí da UFRN
Luciano de Carvalho –Colégio Técnico Universitário - CTU da UFJF
Luis Alberto Cadoná - Colégio Agrícola de Frederico Westphalen da UFSM
Maria Betânea dos S. Souza – UFPB
Marilena Maria de Souza – Escola Técnica de Saúde da UFCG
Nara Salles – Escola de Formação de Ator/Atriz da UFAL
Osvaldo Casares Pinto – Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati - CTI da FURG
Paulo Ricardo Santos Dutra – Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI da UFRPE
Raimundo Falcão Neto – Colégio Agrícola de Bom Jesus da UFPI
Rogério Marcos de Souza – Col. Agrí. Atônio V. Athayde da UFMG
Ronaldo Ferreira de Lima – UFRN
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