16 outubro 2006

Um homem de Coragem


O delegado João Alves de Almeida, 48 anos, o João Coragem, não ganhou o apelido por acaso. Em fevereiro de 2004, quando era diretor da Cadeia Pública de Diadema, teve notoriedade nacional ao chamar o então governador Geraldo Alckmin de ‘rei’ e de ‘príncipes’ os secretários da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

O desabafo saiu após 14 presos fugirem pelo teto da cadeia de onde era diretor, atualmente desativada. Uma semana antes, dois presos haviam sido mortos numa tentativa de fuga. Em alto e bom som, João Coragem responsabilizou publicamente o governo estadual e as duas secretarias que tratam com presos. Por falar o que muitos colegas não tinham peito, João Coragem foi punido com um exílio em um setor do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), onde tem, desde então, a função de ministrar palestras sobre prevenção às drogas.

Dois anos e oito meses depois, João Coragem diz que não está arrependido e faria tudo de novo. Em tom irônico, conta que o ‘rei’ Alckmin irá se tornar ‘imperador’ caso seja eleito presidente e, falando mais seriamente, afirma que o ‘príncipe’ Saulo deveria sair do cargo no governo Serra.



“...Ao que tudo indica, o ‘homem’ poderá ser o nosso presidente da República. Aí se corre o risco dele virar imperador e eu vou ter de pedir asilo político para a Inglaterra (risos).”

Matéria Completa aqui

Nenhum comentário: