10 outubro 2006

Debate ou acareação?



Debate sm 1. Troca de opiniões em que se alegam razões pró ou contra. 2. Contenda, altercação. 3. Contestação, dúvida.

Acarear vtd 1. Pôr cara a cara. 2. defrontar (testemunhas) em presença uma das outras, para se apurar a verdade. 3. Granjear. Vdti 4. Comparar, confrontar, cotejar.



Tenho como hábito usar constantemente um dicionário, o uso constante de uma palavra no decorrer do tempo, às vezes, fazem-nas perderem o sentido e as usamos indevidamente.

O que vimos ontem na TV bandeirantes? Com certeza não foi um debate.

Em momento algum vimos troca de opiniões em que se alegavam razões prós ou contras, pelo menos de maneira civilizada e esclarecedora que era a finalidade do programa.

O que vimos foi um cara a cara, uma defrontação de testemunhas em presença uma da outra e em nossas presenças que não foram respeitadas, via TV.

Como uma testemunha querendo apurar uma verdade que a anos a mídia distorce ao seu bel prazer e conveniência, com a conivência da OAB, do presidente do TSE outros segmentos importantes da sociedade, o candidato do PSDB/PFL investiu praticamente seu tempo disponível em tentar desconstruir a imagem do candidato Lula perante os telespectadores.

Querendo mostrar uma imagem que não é sua, mas que está sendo construída pelos marketeiros e correligionários, mostrou uma falsa imagem que não merece crédito, tomou para si a imagem do coronel aposentado ACM ou Virgílio (5%), que ameaçou dar umas tapas no presidente.

O que esqueceram de lhe ensinar foi interpretação, para que se tornasse mais convincente, deveria ter freqüentado mais as oficinas de teatro da sua coligada TV Globo, para que não se transformasse no que se transformou um Canastrão.

Ao seu oponente restou desmentir suas mentiras, surpreso com o que presenciou no início e ao se refazer, descer ao seu nível para equilibrar o “debate”.

Acho que pelo código de direito do consumidor posso processar a TV Bandeirantes por propaganda enganosa, anunciaram exaustivamente um debate e nos apresentaram uma acareação, digna das mais baixas das CPIs.

Resta-nos agora esperar por novas denúncias da mídia em conluio com o PSDB/PFL, para as novas acareações.

Jamais poderemos esperar por um debate, onde um dos contendores não tenha o que debater, por falta do que mostrar no passado, presente ou futuro, mas podemos esperar por acareações direcionadas a tentar destruir senão o passado e o presente, mas o futuro em nome de uma ética que nunca exerceram.



Paulo Nolasco de Andrade

Nenhum comentário: