13 outubro 2006

Sobre a coluna de Mirian Leitão, hoje 13-10-2006


O assinante de jornais, no Brasil, é um cidadão-eleitor-CONSUMIDOR!

O melhor, me parece, da carta do José Valente [leia abaixo], é que já se vê nascer, no Brasil, a idéia de que o leitor de jornais é um cidadão-eleitor e consumidor.

NUNCA foi possivel civilizar os jornalões, os jornalistas e o jornalismo brasileiros pela via civilizada da democratização, porque o jornalismo no Brasil, além de sempre ter sido ativado como empresa comercial cujos interesses comerciais dependiam do Estado e, por isso, sempre estiveram DENTRO do Estado, também sempre foi ativado, na prática, como uma espécie de feudo hereditário.

Quem sabe, afinal, será possível civilizar os jornalões, os jornalistas e o jornalismo brasileiros, pelo menos, pela via do consumo consciente?

Se se lê o livro do Kotscho, por exemplo, vê-se que todos os jornalistas que hoje falam sozinhos pelos jornalões-empresas brasileiras, surdos e indiferentes ao que pense ou deseje ou SAIBA o eleitor brasileiro (consumidor-assinante dos jornalões) formaram-se no Estadão.

Diga aí qquer nome que vc lembre e PÁ! O cara está ou esteve no Estadão, nos últimos 40 anos. ISSO, aliás, quando não se descobre que o cara trabalhou, diretamente, para a ditadura e, muitas vezes, trabalhou até para CONSTRUIR a ditadura. Lê-se exatamente isso, de cara, até no índice onomástico do livro do Kotscho.

Depois, os mesmos caras construíram redes familiares (uns casam e descasam com outros, jornalistas casam com donos de Instituto de Pesquisa [JB & Ibope], jornalistas casam com marketeiros [Cantanhede & GW], Globo casa-se com Isto É, o filho acaba arranjando emprego no emprego do pai etc., até o ridículo máximo de Bonner casar com nunca-sei-o-nome-dela e Waack [enteado do Oliveiros, do Estadão] fazer declarações de amor a não sei quem lá, na festa do "Troféu Imprensa").

Bom. O assinante de jornais é, no mínimo, sempre, um CONSUMIDOR de jornais. É lícito e legítimo que um consumidor que pague para receber jornalismo receba, no mínimo, ALGUM jornalismo, em vez de, diariamente, recebermos, só, declarações de voto, descaradamente pró-tucanos, de TODOS os colunistas de TODOS os grandes jornais e da Rede Globo.

Definitivamente, com o presidente Lula, estamos nos re-democratizando e, afinal, estamos nos modernizando!

Na carta abaixo, de José Augusto Valente, assinante de O Globo, já se ouve falar um leitor-eleitor-consumidor que sabe que paga para receber JORNALISMO e não está satisfeito com receber, todos os dias, opiniões atucanadas, sejam as do próprio PFL mais atrasado (do Sardembergh, CBN, por exemplo), sejam as do PSD-UDN mais atrasado (da Lucia Hippólito, UOL News/CBN), sejam as da tucanaria neo-nada dos Princeton-Boys da tucanaria paulista mais atrasada (Miriam Leitão, O Globo/CBN) e coisa e tal.

ÓTIMO! Agora, é reeleger o presidente Lula e continuar em frente! LULA É MUITOS!

____________________________________________________

----- Original Message -----
From:
To:
Sent: Friday, October 13, 2006 11:11 AM
Subject: [blogosferalulista] Enc: Sobre a coluna de hoje 13-10-2006

Resposta à Coluna da Mírian Leitão de hoje, 13-10-2006. Fala o cidadão José Augusto Valente. Será que sai na carta aos leitores? Será que a colunista comenta??? Vamos ver quem adivinha...


De: José Augusto Valente
Para: miriamleitao@oglobo.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 13 de Outubro de 2006 10:24:39
Assunto: Sobre a coluna de hoje 13-10-2006

O discurso ético e a falta de ética no cotidiano ? mensagem enviada para o blog da Miriam Leitão e para a coluna Panorama Econômico - da própria.

1. As duas ou três vezes que você escreveu alguma coisa contra o Alckmin foi para falar da fraqueza dele em atacar o Lula. Todas as demais colunas, durante o período eleitoral do primeiro e do segundo turno, foram de ataque ao Lula e ao PT. Estou entendendo errado ou isso significa que você está utilizando todos os seus espaços na mídia - inclusive este que eu, como assinante do globo.com, contribuo para pagar o teu salário - para fazer campanha para o Alckmin? Você considera ética essa postura? Veja bem, não quero que nada seja encoberto ou que não haja crítica. Mas criticar apenas um dos lados, no período eleitoral, é um tanto demais!

2. Quer dizer que o governo FHC foi maravilhoso, o do Alckmin foi maravilhoso e o do Lula foi um desastre. E o pouco que tem de bom, ou foi plantado pelo FHC e dada continuidade, ou é fruto da conjuntura internacional favorável?
É isso que você diz há três anos e dez meses. Você considera ética e imparcial essa postura?

3. A imensa maioria dos leitores talvez não saibam, mas você sabe muito bem que quando os gurus da aliança PSDB/FPL falam em cortar gastos, eles não estão falando de avião da FAB, nem de despesas de viagens e diárias no governo Lula (que, por sinal, são menores do que no do FHC), muito menos de redução de Ministérios e de corte de cargos comissionados (que, mais uma vez, foi feito no atual governo. Procure se informar.), mas de cortar benefícios previdenciários, cortar benefícios da assistência social, como o Benefício de Prestação Continuada, e o que puder da aposentadoria rural? Que está na pauta desses gurus a total privatização da Petrobras (lembra da fantástica idéia da Petrobrax? Qual era o objetivo final?) e do Banco do Brasil? Você considera ética essa postura de não ?ir fundo? nessa questão, apresentando, por exemplo, o que pensa o ?especialista em finanças públicas? (sic) Raul Veloso (que é exatamente o que escrevi acima), em vez de ficar nos aspectos perfunctórios e demagógicos de campanha de que vai vender avião para fazer hospital e reduzir o número de Ministérios de 32 para 23?

4. Porque você não desnuda o candidato do PSDB/PFL, informando a todos os leitores e ouvintes da CBN que foram esses partidos que aprovaram um aumento irreal para os aposentados, e que foi o Presidente Lula quem vetou esse absurdo?
Que tal questionar a coerência dessa candidatura, como você, correta mas com parcialidade, faz com tudo que tem a ver com o PT?

5. Quando você fala das mazelas das estatais, porque você não diz que todas elas são do tempo em que eram geridas por indicados do PSDB, do PFL e dos seus aliados? Que esses dirigentes fizeram gestão temerária - e deveriam estar todos na cadeia - exatamente para propiciar o clima favorável, na sociedade, para a privatização acelerada? Porque você não compara o que foi o processo de privatização do PSDB/PFL com o processo de privatização na Inglaterra, pátria da ideologia de estado mínimo, onde a privatização se deu de forma gradual, com pulverização de ações, ao invés de "negócio entre amigos"?

6. Finalmente, como assinante do globo.com, eu peço, educadamente, que você se porte de maneira imparcial, jornalística e ética, pelo menos nos espaços desse site, já que apenas contribuo para pagar o seu salário, de forma indireta, nos demais meios de comunicação, na medida em que consumo os produtos dos patrocinadores daqueles veículos!
Tudo que aqui está dito, em relação à sua parcialidade, eu tenho como provar.
E você, não tem como provar o contrário. Touché!

José Augusto Valente - assinante do Globo.com e cidadão

Nenhum comentário: