05 novembro 2006

Rasguem os dicionários



Racismo sm 1. Conjunto de teorias ou crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre etnias. 2. Doutrina ou sistema político fundado no direito de determinada raça, considerada superior, de dominar outras. 3. Preconceito extremado contra indivíduos que pertencem a outra raça ou etnia, comumente considerada inferior. 4. Atitude hostil em relação a determinada categoria de pessoas.

Racista adj 2g 1. Que se refere ao racismo. 2. Que revela racismo. Adj 2g e s 2g 3. Que ou quem processa o racismo.


Quando alguém declara que se verá livre de uma raça nos próximo trinta anos, se não estou errado, trata-se de: 4. Atitude hostil em relação à determinada categoria de pessoas, segundo o dicionário Barsa da Língua Portuguesa, configura racismo; ainda segundo o mesmo dicionário, racista: 2. Que revela racismo, o que se configura na declaração.

Assim ao me referir a este alguém como racista não estaria de forma alguma infringindo a lei.

Poderíamos chamar até de uma solução simplista para o caso, de repente até seja, mas em que um leigo poderia se fundamentar senão na simplicidade da interpretação das palavras? Que certamente não é o caso da justiça.

Logo até aonde conheço de leis, quem deveria estar em julgamento seria o autor da declaração e não quem o chamou de racista que segundo o dicionário, fez apenas uma constatação.

Perdoem-me senhores juristas esta pretensão de imiscuir-me em seus assuntos, mas hoje, temos a chance de falar, mesmo que errados.



Paulo Nolasco de Andrade

Nenhum comentário: