01 novembro 2006

Indeciso era tucano. TV Globo ainda tentou trapacear o último debate

Altamiro Borges

Como afirma o vigilante jornalista Renato Rovai, da revista Fórum, "a TV Globo não toma jeito mesmo". No último debate do segundo turno, na noite de sexta-feira (27), ela ainda aprontou mais uma para tentar manipular o resultado da eleição, ou pelo menos para reduzir a acachapante desvantagem de Alckmin em todas as sondagens eleitorais. Ela montou um teatrinho com "eleitores indecisos" para fazer perguntas aos dois candidatos. Um dos "indecisos", porém, é um ativo tucano e, além disso, mentiu na TV Globo.

Alan Brito, o "indeciso" de Fortaleza (CE), participa ativamente de uma comunidade na internet contrária ao candidato Lula, batizada de "presidente Mulla", que vive destilando veneno preconceituoso e direitista. Além disso, o tal "indeciso" mentiu descaradamente no debate. Escolhido para fazer uma pergunta sobre a situação do transporte público, ele afirmou que pegava três conduções para ir à faculdade em Fortaleza e pressionou Lula sobre o tema. Mas, segundo seus próprios amigos, Alan Brito mora em frente da escola!

Para Renato Rovai, a "as perguntas desfavoráveis ao Lula no debate foram armadas para prejudicá-lo. A TV Globo havia dito que selecionara os indecisos a partir de uma pesquisa do Ibope e que o instituto teria contribuído para que esses eleitores fizessem as perguntas e não as mudassem. Até o momento, a direção da TV Globo não se pronunciou, mas que Alckmin parecia estar ensaiado para repetir que as perguntas ‘sobre problemas’ mostravam o quanto o brasileiro está insatisfeito com o governo Lula, isto parecia".

Sorte que "a mentira tem perna curta", como afirmou o presidente Lula ao se referir a outra tentativa de manipular o pleito - no caso, à descoberta que o "laranja" que diz ter recebido dinheiro do PT no caso do dossiê da máfia das sanguessugas era um dirigente do PSDB, um "laranja podre". Neste caso, novamente a internet teve papel decisivo no desmascaramento da farsa da TV Globo. Foi um site de relacionamento Orkut que desvendou a trama rapidamente, deixando a poderosa emissora em péssima situação.

O episódio grotesco e risível serve, no entanto, para evidenciar ainda mais a urgência da democratização dos meios de comunicação. Não dá para ficar ao sabor das manipulações da Rede Globo e do restante da mídia, que ferem a democracia, a Constituição e a própria ética do jornalismo brasileiro.

Altamiro Borges - Jornalista, editor da revista Debate Sindical

Nenhum comentário: