26 setembro 2006

Mais pôca vergonha, no Jornal da Globo (mas, pelo menos, SEM William Waack!)



Quem é esse arqui-ridículo ‘cientista político’que confunde colesterol e democracia, Sr. Fernando Luiz Abrucio?!

O Jornal da Globo (Rede Globo, São Paulo, das 2ªs às 6ªs-feiras, depois das 0h15) está apresentando uma série chamada “Os pecados capitais da política” que é um completo escândalo de superficialidade e de imbecilidade e faz vergonha até a quem assista.

Ninguém se envergonha de participar de “Os pecados capitais da política”?! Pois eu fiquei envergonhado por estar assistindo!

Pôca vergonha!

A série “Os pecados capitais da política” não parece envergonhar nem os patrocinadores e nem os anunciantes que se expõem, burramente, ao risco de associar suas marcas àquela pôca vergonha. Nem a emissora parece envergonhar-se de assinar aquela pôca vergonha. Nem nenhum jornalista parece envergonhar-se de produzir e apresentar aquela pôca vergonha.

Até aí, concordo, nenhuma surpresa: a ‘grande mídia’ no Brasil já não se respeita, já não respeita nada e ninguém e já não respeita, sequer, o dinheiro dos acionistas. Envergonhar-se-ia, afinal, do quê?

Jornalismo sub-rastaquera!

O jornalismo sub-rastaquera que se vê hoje, no Brasil, parece já ter dado por morta e enterrada toda a dignidade pessoal e profissional de todos os jornalistas hoje empregados das grandes empresas de mídia, depois de ter dado por morto, também, todo e qualquer interesse por mostrar, no mínimo, alguma competência jornalística propriamente PROFISSIONAL. O desavergonhamento é total, no jornalismo-empresa brasileiro.

O jornalismo “de espetáculo” – cujo fracasso (também comercial) Guy Debord anteviu e descreveu tão claramente há 50 anos -- está reduzido, no Brasil, nesse setembro pré-eleitoral, nas redes de televisão e nos jornalões-empresas alugados à tucanaria uspeana pefelista, a um muito reles jornalismo de espetáculo de caras & bocas (e teclados e imagens) de lixo, e do lixo mais antidemocrático.

Esse acanalhamento do jornalismo virou marca registrada do ‘jornalismo’ brasileiro, a partir do momento em que os tucanos uspeanos pefelistas foram varridos de Brasília pelo voto democráticos dos brasileiros que elegemos (e vamos reeleger o presidente Lula), em eleições legais, legítimas e perfeitas.

Uma quantidade hecatômbica de 'cientistas políticos' de araque

Em todo esse aviltamento, em todo esse acanalhamento do jornalismo no Brasil, contudo, ainda espanta a quantidade hecatômbica dos tais de ‘cientistas políticos’, que tão facilmente se têm ‘acoplado’ ao acanalhamento amplo, geral e irrestrito da informação jornalística, no Brasil pré-eleitoral.
'Jornalismo’ de araque...

Hoje, na escandalosa, na hedionda, na obscena série “Os pecados capitais na política”, vimos um escandalosamente ridículo dito ‘cientista político’ – Sr. Fernando Luiz Abrucio – filmado num restaurante “de kilo”, cercado de restos de comida, ‘professorando’ suas ‘ciências políticas’ de araque e de pôca vergonha... numa metáfora pretensamente ‘sociológica’, que, se eu não a tivesse visto e ouvido, eu não acreditaria que alguém, algum dia, a tivesse pensado (imagine-se se eu acreditaria que algum ‘cientista político’ a tivesse DITO, em televisão!): a gula doentia de uma meia dúzia de gordotes, mostrados na operação ridícula de se empanturrarem de comida suja & colesterol... “é ‘igualzinha’” à “gula dos políticos que gastam mais do que arrecadam”(?!).

... e currículo de araque, do ‘sociólogo’ de araque!
Que negócio é esse?!

O Currículo do Sistema Cesar Lattes[1] informa que esse inacreditavemente ridículo dito ‘cientista político’ – Sr. Fernando Luiz Abrucio –, que se presta ao papel ridículo de ‘ensinar’ tão inacreditavelmente descomunal asneira, pela televisão, aos cidadãos brasileiros – Sr. Fernando Luiz Abrucio – “possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1989), graduação em Ciências Sociais pela USP (1990), mestrado em Ciência Política pela USP (1995) e doutorado em Ciência Política pela USP (2000).

Não bastasse, esse ridículo dito ‘cientista político’ – Sr. Fernando Luiz Abrucio – é atualmente Professor assistente doutor da PUC-SP, Professor assistente de doutor do FGV-SP, é colunista político do Jornal Valor Econômico SA (sic) e é Coordenador do GT da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. (Se o coordenador é ISSO que se viu no Jornal da Globo... imagine-se o que serão os coordenados! [risos, risos]).

E – diz o currículo do tal, ele ainda, "tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo" (o que, francamente, eu não sei o que possa significar e, provavelmente, tampouco significa coisa alguma, como o resto do currículo).

Há quem cobre, pelas aulas desse cara!

Não bastasse, portanto, esse ridículo ‘cientista político’ ser convocado para (e ser pago para fazê-lo) ensinar imbecilidades aos telespectadores-eleitores brasileiros, a menos de uma semana das eleições, esse ridículo ‘cientista político’ dá aulas em estabelecimentos de ensino que COBRAM mensalidades dos alunos, pelas aulas que oferecem! Aulas de Abrucio!

Chamem a Delegacia do Consumidor!
Chamem os fiscais da saúde (política) pública!

Dado que já não há nem ‘sociologia’ nem ‘jornalismo’ nem Supremo Tribunal Eleitoral competentes para CIVILIZAR os jornalões e a televisão brasileira alugados, hoje, DESAVERGONHADAMENTE, à campanha eleitoral dos candidatos tucanos-pefelistas...

... quem sabe, afinal, chegou a hora de os alunos desse arquifajuto ‘cientista político’ – Sr. Fernando Luiz Abrucio – e todos os telespectadores do Jornal da Globo (que, TODOS, somos eleitores brasileiros) recorrermos, como última instância civilizatória... ao Código de Defesa do Consumidor?! Aos fiscais sanitários?!

QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA!

Se o que o Jornal da Globo tem a oferecer aos clientes e consumidores (e eleitores) brasileiros é esse HORROR de “a gula na política” (amanhã, aliás, será “a ira na política”, e Deus nos acuda!),

... e se o que a PUC-SP e a FGV-SP têm a oferecer aos seus alunos pagantes (e eleitores) é a ‘sociologia política’ desse arqui-ridículo, ignorante, patético Sr. Fernando Luiz Abrucio, francamente... EU EXIJO O MEU DINHEIRO DE VOLTA!

Até quando – sobretudo: até ONDE – irá esse horror, de o jornalismo brasileiro ter ‘resolvido’ que a política é a perdição do mundo?!

Querem o quê, esses jornalistas imbecis e imbecis mestrados e doutorados e falantes e escreventes?! Restabelecer a monarquia no Brasil?! O rei decide... e nécas de política?!

Last, but not least...

Mas, sim, last but not least, é verdade... hoje, no Jornal da Globo, houve um belo progresso, na direção da democratização do jornalismo brasileiro: hoje NINGUÉM foi obrigado a ver e ouvir o William Waack, esse arqui-fascista! Meno male!

NOTAS

[1] Em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728887U5.
Para conferir o INACREDITÁVEL currículo do tal, clique aqui

Caia Fittipaldi

Nenhum comentário: