30 setembro 2006

REDE GLOBO TÁ MORTA


Prof. Guareschi - PUCRS


"Ontem, dia 29/09, o Jornal Nacional da Rede Globo repetiu, não sei se com maiores ou menores consequências, seu criminoso ato eleitoral de 1989 na re-edição do debate Lula x Collor. Como? -Não sei se por vingança por Lula não ter ido ao debate (com isso a Globo perdeu muito dinheiro, pois perdeu quase metade da audiência e isso significa perdas econômicas), sua estratégia parece ter sido: vamos mostrar ao Sr. Lula o nosso poder! E fez isso de duas maneiras: uma, menos criminosa mas nem por isso mais aceitável; a outra, flagrantemente crimminosa. A primeira forma de demonstração de poder: mostrar, sobre Lula, sua "arrogância", "autoritarismo", "desprezo pelo povo" e outras falas, através de seleções feitas com seus "investigados": os próprios candidatos e "gente do povo". Ficou claro na exposição que Lula errou, não é inteligente, despreza a democracia (democracia para a Globo e ela
marcar um debate e exigir que todos os outros vão... aquilo que a Marinela Chauí discutiu muito bem quando analisou a "liberdade" que a mídia permite obrigando os outros a falarem!), é um prepotente, pinta e borda (as imagens de Lula rindo, ao mesmo tempo em que uma voz dizia: ele não se importa com o debate...)
Mas a segunda é a forma verdadeiramente criminosa. Quero tentar mostrar que a Globo se comportou como um "agente político", como um "ator político", fazendo claramente propaganda contra o Lula e contra o PT..Por que? -Todos sabemos que a mídia eletrônica (TV), é uma concessão pública, dada a temporariamente a alguém para prestar um serviço público que deve ser imparcial, plural, justo, ético.Acontece que ontem a globo DECIDIU PUBLICAR E MOSTRAR, COM GRANDE EXPOSIÇÃO DE TEMPO E DETALHES, IMAGENS DE DINHEIRO QUE TERIA SIDO FOTOGRAFADO PELA POLÍCIA FEDERAL, e que serviria para pagar o assim dito dossiê. Mas ao mesmo tempo dizia que A EXPOSIÇÃO DE TAIS IMAGENS PODERIA T ER UM ENORME PODER POLÍTICO, DE MUDANÇA DE INTENÇÃO DE VOTO! Ao mesmo tempo de mostrava um Sr. da Polícia Federal de S.Paulo dizendo que "não queriam fazer uso político das imagens", que "não sabia como tinham vazado". Então: a Globo dizendo que as imagens tem um enorme poder político; a polícia dizendo que não se deve fazer uso político das imagens... mas dentro de tudo isso o que se via (aqui o ponto criminoso!): A GLOBO MOSTRANDO AS IMAGENS!!! Sem critério, sem crítica, segundos e segundos de exposição.
Não é isso crime, além de hipocrisia? Se não se pode fazer, por que a Globo fez? Se tem enorme influência política, por que a Globo mostra... e acha que não vai ter influência política?
Isso não é claramente ESTAR FAZENDO PROPAGANDA POLÍTICA, UMA AÇÃO POLÍTICA?
E a Globo pode fazer isso, eticamente falando?
Será que não há um juiz eleitoral que possa ver esse absurdo e restabelecer a justiça?
Aquelas imagens de dinheiro, demoradas, em close, que mostravam até o valor da nota, dentro de todo o contexto em que se falava de "dossiê, corrupção, PT, Lula", ressoaram na mente de milhões e milhões de brasileiros e brasileiras, que nunca chegaram a ver tal montanha de dinheiro junto, como algo assim: "Tá vendo? Olhe só quanto dinheiro roubado!
E tudo isso era para o Lula"! Essa foi a "mensagem" que a imperial e criminosa Globo passou ontem a milhões de pessooas, nos últimos e sagrados minutos, cruciais para a formação de opinião! Ela agiu como um ator político, colocando-se claramente de um lado, tentando provavelmente vingar-se do que tinha acontecido no dia anterior - as
duas notícias eram continuamente intercaladas.
Repetiu-se o que o PSDB paulsita fez com Roseana Sarney, nos inícios de sua campanha: aquelas imagens de dinheiro derrubaram sua campanha como um tsunami. Amanhã veremos o que aconteceu com esse fato. Não é isso crime eleitoral?
O que se viu ontem foi um abuso de poder de uma grande rede de televisão que dava a impressão de dizer: o Sr. Lula não foi ao debate, mas ele vai ver as consequências! Ele acha que pode competir conosco. Pois ele que tente! Agora ele vai ver o que vai acontecer, vai experimentar nossa força!
-Escrevo isso agora para me sujeitar ao juizo dos fatos: vamos ver amanhã, dia 1. de outubro, o quanto a Globo ainda tem força!
Mas o incrível de tudo isso é que ao final da reportagem a Globo ainda quer se legitimar usando uma fala de Lula, em que ele diz que "a mídia
sempre agiu com isenção e imparcialidade", ou algo semelhante a isso..."

Nenhum comentário: