30 setembro 2006

O GENERAL VOTO: vamos às urnas, também contra esses caras!


RECOMENDO VIVAMENTE que todos leiam a entrevista com a Prof. Marilena Chauí que está nas bancas hoje, na revista FÓRUM. Ajudará muito a viver a vida, hora a hora, até 2ª feira.
LULA É MUITOS! VIVA O BRASIL! 8-)
_________________________________________________

Seguinte, anoto aqui umas idéias, pra discutir e irmos pensando juntos. A palavra de ordem é CALMA.

Eu acho que uma das 'disputas simbólicas' que estão sendo disputadas nas eleições de domingo é, precisamente, essa:

-- a democracia brasileira VERSUS a dita 'grande' mídia brasileira, em 2006.

A democracia brasileiro ainda é frágil, sim. Mas a democracia brasileira já é MUITO MAIS FORTE do que jamais foi, antes, em 500 anos.

Cada eleitor, no momento de votar em Lula presidente, estará votando, também, CONTRA o 'general' Globo, o 'general' Frias-Filho, o 'general' Civita, o 'general' Mesquita e seus soldados rasos mercenários, dado que todos esses se expuseram MUITO, na campanha eleitoral, e expuseram demais que tinham lado, na disputa. O mercado dá-se bem com a tal de 'despolitização'.

Mas o mercado NUNCA se dá bem com a tal de 'partidarização' na direção oposta ao voto das maiorias. A maioria dos eleitores, afinal, é a maioria, tb do mercado consumidor. Todo o público da Globo é eleitor, no Brasil (menos as criancinhas). É preciso 'negociar' também no plano simbólico com TODOS os consumidores. Não é bom negócio, para a Globo, ter de expor-se muito no plano político -- e, hoje, a Globo está ATOLADA na briga político-partidária. Isso não é bom prôs negócios!

De fato, TODO ESSE PESSOAL 'midiático', no Brasil, ainda é parte MUITO IMPORTANTE do último lixo da ditadura que ainda falta varrer do Brasil.

Ora essa! De um lado, exército mercenário é sempre exército fraco. De outro lado, até Napoleão foi derrotado, na Rússia, pelo General Inverno!

Há uma pergunta que a Globo ainda não se fez -- ou já se fez e não soube responder: "Por que o Brasil não usaria os poderes do General Voto, pra derrotar, afinal, de vez, os 'generais' Globo, Veja, Estadão e Folha seus soldados rasos mercenários?!"

Isso, eu acho, está em disputa, no campo simbólico, também, nas eleições de domingo.

Que ninguém se deixe impressionar demais por essas coisas 'midiáticas', da Globo, de hoje até amanhã.

É claro que a Globo JAMAIS deixaria barato, sem golpe-resposta, o golpe brabíssimo que ela sofreu, com o presidente Lula não ter ido ao debate. Houve ali uma espécie de desafio. A Globo tentou encurralar o presidente Lula. E o presidente Lula TRUCOU. Ou, noutra metáfora: o presidente Lula empurrou a Globo prás cordas.

A resposta-golpe de ontem -- bem comentada na msg abaixo -- dá a dimensão do estrago que fez, na Globo, o presidente não ter ido.

A Globo apostou TUDO [muito burramente, aliás!] em que o presidente iria; ou ela inventaria uma regra segundo a qual só haveria debate se fossem todos os candidatos... e passaria algum filme daqueles que hipnotiza e paralisa a classe média e rende milhões em anúncios. E, assim, ganharia dinheiro e, de quebra, esvaziaria a 'não ida' do presidente.

O presidente Lula não apenas não foi ao debate e avisou no último momento, usando o tempo a seu favor (e a Globo, perdida a queda de braço) teve de exibir AQUELE HORROR, durante horas, vendo a audiência DESAPARECER), como também, além de (i) não ir; e de (ii) avisar no último instante... o presidente Lula (iii) foi ao comício de São Bernardo.

Essa é uma resposta simbólica complexa, mas muito clara. O presidente Lula 'disse' mais, com essa resposta, do que apenas dizer que a Globo já não manda na presidência da Repúbica -- como sempre mandou.

O presidente Lula jogou uma cartada política muito clara e muito bem jogada: "Estou aqui. Não estou aí. E, sem mim, vocês não tem NADA. Quem mandou ME desafiar?"

O monopólio da Globo custa um preço comunicacional muito alto -- que ninguém se lembra de considerar.

Por exemplo: é totalmente inadmissível que um canal comercial de televisão tenha o monopólio da exibição de um debate entre candidatos à presidência.

Um pool de emissoras, por exemplo, naquele dia, diluiria o impacto de o presidente não ir. Mas a Globo tem o monopólio (inadmissivel) da transmissão. Azar o da Globo, que crê em monopólio e ditadura: por causa do monopólio, o presidente não ir atingiu SÓ a Globo.

E, assim, embora não se abale a solidariedade política (e de classe) que une todas as empresas de comunicação no Brasil, desequilibra-se a competição mercadológica: a Bandeirantes ADOROU ver a Globo humilhada.

Onde não se possa ter vitórias muito espetaculosas é preciso ir acumulando pequenas vitórias simbólicas. Em matéria de comunicação social, TUDO é disputa simbólica. Azar de quem creia que comunicação social seja só 'mercado'.

Se 'eles' (todos os 'midiáticos') não estivessem MUITO FRACOS (e com a Globo SUPER exposta, na briga), eles (e a Globo, super exposta) não estariam obrigados, como estão, a confrontar abertamente o Estado e o Governo, no Brasil, apesar de Lula estar reeleito.

A Globo está numa arapuca: onde ela opere movida por seus golpismos burros, ela operará contra os seus interesses no mercado e comerciais e financeiros e políticos. Essa contradição é importante e complexa, nasceu há pouco tempo e não se equaciona por métodos brucutus. E, pra piorar prô lado da Globo, o Dr. Roberto já morreu e o pessoal que está lá NÃO ENTENDE NADA de Brasil (nem de coisa alguma).

Não esqueçam que TODOS os jornalões estão endividados e dependem do Estado -- que controla o dólar que atinge, diretamente, as dívidas deles.

Não esqueçam que TODOS os jornalões e a Rede Globo vivem de anúncios do governo.

Não esqueçam que esse enlouquecimento de última hora é uma espécie de 'última cartada' burra. Eles já sabem que estão perdedo poder -- por menos que nós ainda não saibamos ver com clareza O MUITO PODER que estamos ganhando.

Calma. O presidente Lula já sinalizou que é hora de deixar a história andar.
É hora de o Brasil confiar, mesmo, na força do povo.
O povo brasileiro não somos nós, aqui na Internet.
O povo brasileiro sabe mais do que nós, aqui.

O povo brasileiro NÃO VIVE DE VER A REDE GLOBO e não lê jornais paulistas. Nós devemos cuidar, apenas, para não nos atrapalhar.

O mais provável é que a Globo já esteja dando a eleição presidencial por perdida, no 1º turno e esteja tentando, apenas, inflar Serra, em São Paulo.

Há muitas variáveis 'de fundo' que não temos como avaliar agora. Serra foi MUITO MAL no debate, em São Paulo. Há gente que diz que sabe que Serra está MUITO doente. Não há lugar onde eu chegue em que não haja algum ex-Serrista que mudou o voto. Quércia sempre teve muito voto em S.Paulo. E a esquerda-dos-barzinhos com zilhões de Serristas, ADOROU o discurso e a figura do Plínio Sampaio.

O dinheiro cenográfico apareceu tarde demais.
O assunto 'corrupção' e moralismo começou cedo demais -- e esvaziou-se. E abriu portas e suspeitas contra a tucanaria que JAMAIS teriam sido abertas se não houvesse as investigações que Jefferson detonou cedo demais.

É possível que a grana mostrada ontem tenha custado caro demais à tucanaria. Sabe-se lá o que fizeram pra arranjar isso. E as investigações não param e não vão parar. A cada minuto a tucanaria paulista mais enlouquece, pq, embora nós ainda não saibamos das falcatruas deles... eles sabem, é claro, muito bem, o que fizeram.

É claro que, sim, eu acho que o PT deve reclamar no STE contra o que a Globo fez, está fazendo e fará. DEVE-SE RECLAMAR CONTRA TUDO E TODOS e sempre. De cada 20 reclamações, ganharemos uma. Uma vitória contra 'os generais midiáticos', em qquer caso, sempre será uma grande vitória.

O resto é votar, nunca perder de vista a luta de classes e ir aprendendo com a história que está andando.

RECOMENDO VIVAMENTE que todos leiam a entrevista com a Marilena Chauí que está nas bancas hoje, na revista FÓRUM. Ajudará muito a viver a vida, hora a hora, até 2ª feira. 8-)

Nenhum comentário: