01 setembro 2006


Ação da Polícia Federal contra assaltantes de banco do PCC se estende por 10 estados

Depois de frustrar o megaassalto às agências do Banrisul e da Caixa Econômica em Porto Alegre no início desta manhã, a PF prendeu, em ação coordenada em todo o país e denonimada "Facção Toupeira", mais de 40 suspeitos de participar de grandes assaltos a bancos e empresas de segurança bancária. Na capital gaúcha, pela manhã 26 integrantes foram presos, parte deles presentes também ao roubo do BC em Fortaleza.
A Polícia Federal está prendendo em diligências nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, São Paulo e Tocantins. Pela manhã, a PF impediu um megaassalto as agências do Banrisul e Caixa Econômica no Rio Grande do Sul e prendeu 26 integrantes do PCC. Entre eles, Carlos Antônio da Silva, vulgo Balengo. Segundo informações vazadas pela polícia de São Paulo nos últimos dias, seria ele o líder do seqüestro dos jornalistas da Globo Guilherme Portanova e Alexandre Coelho Calado.

Na ação, a polícia está seqüestrando fazendas, lojas, apartamentos, casas que estavam em nome de integrantes do PCC ou seus laranjas. Foram ainda apreendidos automóveis, e contas bancárias estão sendo bloqueadas.

Com a operação da manhã desta sexta em Porto Alegre, a Polícia Federal prova a participação do PCC no assalto ao BC. Para executar o plano de assaltar os dois bancos, dois túneis começaram a ser escavados, mas um deles não deu certo, segundo a polícia, porque a terra estava dura. Boa parte da escavação de um deles, que teria 85 metros, já havia sido feita quando 26 homens foram presos. Os integrantes estavam morando em prédio no bairro Paternon, na rua Tobias Barretos, número 145 e alugaram também um prédio no centro da capital gaúcha, perto dos bancos, para cavar os túneis.
As investigações da PF duraram um ano e a quadrilha vinha sendo monitorada desde o assalto em Fortaleza. Quadrilha esta que age em todo o país e é especialista em roubos a bancos e empresas de segurança. Uma das suas características é, como no caso do Ceará, a escavação que dá acesso às caixas-fortes. O mesmo se passaria em Porto Alegre. A operação da polícia ocorreria daqui a quinze dias, mas foi adiantada devido ao estágio avançado do plano.

Bob Fernandes
Fonte: Terra

Nenhum comentário: