08 setembro 2006


Aplausos abafam manifestações contra Lula durante desfile


No auge de sua popularidade desde o agravamento da crise política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do desfile da Independência, na capital federal, ao lado do primeiro astronauta brasileiro a visitar o espaço, de netos e de autoridades políticas. A parada comemorativa aos 184 anos da Independência brasileira levou cerca de 30 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, segundo a Polícia Militar (PM). O público foi o mesmo registrado no ano passado. Em cerca de duas horas e meia, as pessoas assistiram tranqüilamente ao desfile. E o presidente foi muito aplaudido.

Ao chegar ao local, um princípio de vaias promovido por simpatizantes do PSDB, PFL, PSOL e PSTU ameaçou constranger Lula, mas foi prontamente abafado por gritos e aplausos da multidão verde e amarela em apoio ao presidente.

O polícia militar do Distrito Federal calcula que cerca de 30 mil compareceram ao evento. O número é o mesmo que o registrado na comemoração de 2005, quando as arquibancadas estavam lotadas de gente.

No 7 de setembro passado, período mais crítico do governo por conta das denúncias de corrupção, a animação com o presidente não conseguiu abafar os protestos. Este ano, ao contrário, a popularidade do presidente falou mais alto.

Da tribuna presidencial, acompanharam a comemoração o vice-presidente José Alencar, cerca de 20 ministros e diversas autoridades brasileiras e internacionais, como os vice-ministros das Relações Exteriores da Argentina e da Colômbia. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), também estavam presentes. Entre as autoridades do Distrito Federal, estava o governador em exercício, Fábio Barcellos.

Dois netos do presidente Lula também acompanharam o desfile, Thiago, de10 anos, e Alexandre, de cinco, e David, neto do vice-presidente. Outra criança que estava na tribuna era Amanda, de 1 ano e 10 meses, portadora de Síndrome de Down, filha da funcionária Patrícia Almeida, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Elas foram convidadas, segundo a assessoria de imprensa do Planalto, pelo presidente.

O astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a sair da órbita da Terra, recebeu a atenção especial do presidente, desmentindo notícias de que estaria sendo desprestigiado pelo governo.

A festa cívica, sob o tema "Cultura e Diversidade Brasileira", custou apenas 2 milhões de reais, soma semelhante a dos anos anteriores, com arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, telões e tablados para portadores de necessidades especiais.

Para evitar contestações, todo o material usado na comemoração foi submetido ao Tribunal Superior Eleitoral. Nenhum material fazia referência a Lula.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o desfile na Esplanada não perdeu a sua dimensão mesmo em momentos como a crise política no ano passado. "Mesmo no ano passado que tínhamos uma situação difícil as pessoas estavam aqui com esse sentido de celebração, as pessoas sabem separar aquilo que são problemas que devem ser tratados daquilo que é o interesse maior da sociedade, da identidade com a nação, com os valores culturais e cívicos", disse a ministra.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, destacou que o desfile é uma celebração importante da independência. "Esse sentimento do 7 desetembro é uma coisa para ser mantida, para ser renovada, permanentemente levada ao coração de todos".

Festa cívica

Além do tradicional desfile com a participação de civis e militares, o público pôde ver uma réplica do avião 14 Bis, projetado pelo brasileiro Santos Dumont. A peça foi cedida por empresário goiano, que a construiu por causa da comemoração, este ano, do centenário do vôo.

O major da Aeronáutica Francisco Garonce representou o aviador brasileiro e desfilou na réplica que, segundo ele, fazia os mesmos movimentos do avião original. “Para muitos, estar aqui não teria significado nenhum. Mas, para mim, que conheço muito a história de Santos Dummond, tem um significado especial. Estou muito emocionado”.

Dois aviões-caça Mirage 2000-C sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios, junto com outro quatro caças do mesmo modelo da força aérea francesa. As aeronaves foram adquiridas do governo francês por meio de um acordo de cooperação entre os dois países e chegaram à Base Aérea de Anápolis (GO) na última segunda-feira (4).

Aos 62 anos de idade, o ciclista que se identifica como “Gabriel Brasileiro” pedalou de Minas Gerais até Brasília, em uma uma viagem que demorou nove dias. “Pela terceira vez, venho participar dessa festa cívica. Isso é fundamental pelo sentido de patriotismo e civismo”, diz. Na bicicleta havia três retrovisores, buzina, lanternas, pneus extras e outros instrumentos que o ajudaram a completar o trajeto com segurança.

“Não houve nenhuma ocorrência grave. Foram registradas apenas 15 casos de crianças perdidas e três pessoas que passaram mal”, informou o comandante da Polícia Militar (PM) Antônio Serra, um dos responsáveis pelo policiamento local.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: