18 setembro 2006

Carta ao sobrinho


Assunto: A quem interessa o VOTO NULO !?

Oi Sobrinho,

De fato você tem o direito como cidadão de votar nulo. Isso significa que você me deixará escolher no seu lugar quem governará o Brasil nos próximos anos. Pode ficar tranqüilo por que farei a melhor escolha. Com todas as críticas que tenho ao governo do PT eu votarei 13 de ponta a ponta e teremos a chance de provar que corrupção não é a marca petista. A marca petista é a diminuição da desigualdade social com o aumento dos rendimentos das classes mais baixas.
Nos próximos 4 anos a marca petista poderá ser também a de não mais se envolver em caixa 2, que é o modo pelo qual toda a política sempre foi feita mas não pode ser o modo petista de se eleger. Nós petistas não vamos mais eleger os que fizeram caixa 2. Também poderá deixar de ocorrer alguma burrice, alguma prepotência, e a pior subserviência ou mesmo "bunda-mole" para com os mandantes que sempre ditaram o que deve ser feito no país, como os banqueiros, contrabandistas, bicheiros, traficantes e outros.
Vejo que a polícia federal começa a prender gente rica. Antigamente só prendia pé-de-chinelo. Infelizmente não posso dizer o mesmo dos eleitores do PP, PFL e até PSDB,
já que os partidos nanicos não contam. Esses continuarão sendo eleitos pelo modo tradicional de fazer caixa 2, vender ambulâncias (Serra começou isso em 2001), vender assessorias para prefeitos endividados, e outras.
Essa velha parte da política continuará também intacta e reforçada, por que muitos votarão neles por acreditar no clientelismo, nas promessas e não fazer parte da organização popular e dos comitês de bairro em que eu participo durante toda a minha vida de cidadão engajado.
Espero por isso representar bem você em sua escolha no dia da votação. Não escrevo isso para menosprezar sua posição de votar nulo. Escrevo apenas para explicar a conseqüência de seu ato político dentro do nosso sistema eleitoral. Se for um ato consciente tem todo o meu respeito e você verá que nem por isso ficarei contente, nem por isso apoiarei tudo o que o governo fizer, nem por isso deixarei de ir para as periferias discutir noites a fio até o dia em que não tiver mais energias. Enquanto a vida estiver eu estarei exercendo meu direito de escolha. Essa escolha só cada um de nós podemos fazer. Ninguém mais.
Mesmo quem vota nulo pode ter bons motivos para ficar fora do voto e espero que isso não nos tire o direito de continuar vivendo da melhor maneira como vivemos.
Aceite um abraço fraterno do tio velho ferido e empedernido pela luta política, mas que não desiste.

Seu tio Heleno

Campinas - SP

Nenhum comentário: