08 setembro 2006

Carta Capital escolhe candidato à presidência


A revista Carta Capital anunciou formalmente o seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. É a primeira publicação nacional a assumir ostensivamente uma preferência para as próximas eleições de outubro.

CartaCapital segue um rito adotado com freqüência pelos grandes veículos jornalísticos, principalmente nos Estados Unidos regido pelo regime presidencialista. Na Europa, mais inclinada para o parlamentarismo, esse tipo de adesão a um candidato é menos usual considerando-se que uma opção partidária sugere sempre um compromisso mais duradouro.

Embora louvável e meritória, a iniciativa de CartaCapital é, de certa forma, desnecessária. A revista tem apoiado de forma quase irrestrita não apenas o presidente, mas o seu governo e, principalmente, o seu partido. Poupa apenas os seus aliados. Esta é uma opção antiga e ficou mais visível a partir de maio de 2005, quando começaram as revelações a respeito do escândalo do mensalão. De qualquer forma, a preservação dos ritos é sempre bem-vinda e, sobretudo, a preservação dos ritos democráticos.

Fonte: Observatório da Imprensa
Alberto Dines

Nenhum comentário: