07 setembro 2006

Serra - Propaganda Enganosa

O programa eleitoral de Serra exibiu por diversas vezes imagens de uma senhora idosa recebendo remédios pelo Correio em sua casa. No programa, o carteiro aparece na porta e entrega um pacote de remédios para a referida senhora. Ela agradece a Serra pelos remédios recebidos e ele aparece, em seguida, na TV, e diz que, se eleito, vai levar este programa da prefeitura de São Paulo para todo o Estado.

No entanto, o site da prefeitura na internet chega a revelar, inclusive, que os profissionais médicos e enfermeiros que estariam ligados ao programa que Serra anunciou como já em funcionamento ainda não foram nem treinados para colocá-lo em execução. Conforme está descrito, os médicos estariam realizando “cursos de atualização para o tratamento da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus”, únicas doenças que dariam direito aos supostos medicamentos. A imagem da entrega dos remédios é apenas uma cena feita em estúdio, com o objetivo de induzir o eleitor a pensar que o candidato tucano, quando prefeito, instituiu tal programa e que este encontra-se em pleno funcionamento.

O texto da Secretaria Municipal de Saúde confirma que não há nada em execução, informando que “a implantação está acontecendo conforme planejamento, com treinamento dos funcionários e gerentes das unidades para conhecimento e utilização do sistema (GSS/Remédio em Casa)”. Além disso, diz que estão sendo “confeccionados e distribuídos cartazes, panfletos para funcionários e usuários para divulgação do Programa”. Outro trecho descreve a parte burocrática, e nada sobre a execução do programa, naquela nova língua que um conhecido humorista apelidou de tucanês: “As equipes das Coordenadorias Regionais e Supervisões Técnicas de Saúde foram capacitadas para uso dos Relatórios Gerenciais, desenvolvidos pela Atenção Básica e PRODAM, que possibilitam o monitoramento e avaliação do Programa nas Unidades de suas respectivas áreas de abrangência”.

Fonte: Hora do Povo

Nenhum comentário: